Jornal da Câmara

Programas da TV Câmara

04/10/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/10/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Jornal da Câmara - 03/10/2016

PLENÁRIO: Encerrado o primeiro turno das eleições municipais, os deputados voltaram a se reunir no plenário da Câmara. Nesta segunda-feira, foi retomada a discussão sobre o controle do petróleo da camada do pré-sal.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: Oito deputados se elegeram prefeitos neste domingo. Dois foram eleitos vice-prefeitos e 16 vão disputar o segundo turno. 80 deputados federais se candidataram nas eleições deste ano. Com os resultados do primeiro turno, 26 parlamentares podem deixar o mandato para assumir o cargo de prefeito ou vice-prefeito nos municípios. No entanto, essas mudanças pouco afetam as relações de poder entre as bancadas na Câmara.

55 cidades vão ter segundo turno nessas eleições. Em 8 capitais, os prefeitos foram definidos já no primeiro turno. 

Modesto foi como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, classificou o primeiro turno das eleições municipais. Com a nova regra que proíbe doações de empresas, as campanhas gastaram 4 bilhões de reais a menos que em 2012. Num pleito marcado pela violência, com pelo menos 20 candidatos mortos durante a campanha, houve envio de tropas federais pra garantir a segurança em quase quinhentas cidades.

CENTENÁRIO DE ULYSSES GUIMARÃES: O Jornal da Câmara presta homenagem ao saudoso "Senhor Diretas", figura central na política brasileira. Ulysses morreu num trágico acidente de helicóptero em outubro de 1992, em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. Mas o legado da passagem dele pela vida política do brasil continua – e parece aumentar a cada ano.

LAVA-JATO: Ao longo de 2 anos e 35 fases, a operação da Polícia Federal já prendeu e condenou dezenas de políticos e empresários. Houve também desdobramentos importantes, como a criação da comissão especial da Câmara que analisa as 10 medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público e subscritas por 2 milhões de brasileiros. Começa hoje série de quatro reportagens especiais sobre o tema.

PORTO DO AÇU: Deputados da Comissão de Viação e Transportes levaram o ministro da Indústria e Comércio e integrantes do governo para uma visita técnica ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro. O objetivo é implantar uma zona de processamento de exportação onde já funciona um distrito industrial.

Apresentação - Jaciene Alves

Jornal da Câmara

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

De segunda a quinta, ao vivo às 21h ou após o encerramento do Plenário. Terça às 22h e reprise de segunda a quinta às 23h30.

NOSSAS REDES