Câmara Debate

Baixar

Deputadas avaliam possibilidade de cotas para mulheres na política

As mulheres formam a maioria da população brasileira, mais da metade, precisamente 50,64%. Mas, nas eleições de 2012 e de 2014, o número de mulheres candidatas foi de apenas 21%.

A participação feminina vem crescendo, mas é um crescimento muito pequeno. Pra se ter uma ideia, nas eleições de 2008, 6.450 mulheres foram eleitas vereadoras. Atualmente, são 7.782 mulheres nas câmaras municipais. Nas prefeituras também houve um crescimento: a representação feminina aumentou 33% em relação a 2008.

Quando são analisados os números totais é que a realidade bate com força. O número de vereadoras é de apenas 13,5% do total. E olha que o número de candidatas tem crescido. Entre 2008 e 2012 o número de candidatas aumentou: 84,5%. Mas o número de mulheres eleitas caiu: em 2008 quase 9% das mulheres concorrentes ganharam a eleição. Em 2012, somente 5,7%.

No Congresso a relação é muito abaixo do esperado: 12 senadoras entre os 81 eleitos. Na Câmara dos Deputados, das 513 cadeiras, somente 50 são ocupadas por mulheres.

A participação feminina na política é o tema deste Câmara Debate, que recebe as deputadas Magda Mofatto (PR-GO) e Carmen Zanotto (PPS-SC).

Apresentação - Paulo José Cunha

Câmara Debate

Todos os assuntos em discussão na Câmara dos Deputados são pauta para o Câmara Debate. Durante meia hora, dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo. O Câmara Debate trata em detalhes dos temas das audiências públicas nas comissões permanentes e temporárias, dos trabalhos das comissões parlamentares de inquérito e das votações em plenário.

De segunda a sexta, às 23h. Reprises: segunda a sexta, às 8h e às 20h30; e também de segunda a domingo, às 6h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre