Câmara Debate

Programas da TV Câmara

15/09/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/09/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Parlamentares avaliam qualidade da educação básica

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que o nível de aprendizado dos estudantes brasileiros em matemática não só está abaixo do adequado como piorou nos últimos dez anos. Em 2015, a nota média dos alunos do Ensino Médio na disciplina foi de 267. O ideal seria 350. É o nível mais baixo desde 2005, início da série histórica do Saeb.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 do ensino médio ficou em 3,7. A média esperada para essa etapa do ensino era de 4,3. Ou seja: há pelo menos uma década o Brasil está levando nota baixa nos ensinos básico e médio.

O que está causando esses resultados ruins? Falta de recursos? Má administração do sistema? Desqualificação dos professores? O quadro é preocupante. Entra eleição, sai eleição e a promessa se repete na boca dos candidatos: educação é prioridade. Será que a educação vem sendo mesmo uma prioridade?

Para uma análise do tema, o Câmara Debate recebe os deputados Ságuas Moraes (PT-MT) e Celso Jacob (PMDB-RJ).

Apresentação - Paulo José Cunha

Câmara Debate

Dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE