Jornal da Câmara

Programas da TV Câmara

07/07/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/07/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Jornal da Câmara - 07/07/2016

Renúncia da Cunha – O deputado afastado Eduardo Cunha renunciou à presidência da Câmara no início da tarde desta quinta-feira (7). No anúncio, o agora ex-presidente se emocionou e disse que sofreu perseguições.

CCJ adia reunião – Em razão da renúncia de Eduardo Cunha, a Comissão de Constituição e Justiça cancelou a reunião convocada para segunda-feira e agendou uma nova para terça, às 14h30, quando será apreciado o recurso do ex-presidente. Cunha tenta reverter, na CCJ, a decisão do Conselho de Ética que recomendou sua cassação.

Repercussão da renúncia – A renúncia de Eduardo Cunha rapidamente repercutiu entre os deputados. Aliados do ex-presidente elogiaram o trabalho dele à frente da Mesa Diretora. Já os adversários classificaram o pedido de renúncia como mais uma manobra de Cunha para salvar o mandato e influenciar na escolha do novo presidente da Casa.

Eleição do novo presidente – A votação que vai eleger o novo presidente da Câmara já tem data marcada: 12 julho, terça-feira da semana que vem. A decisão foi fruto de acordo entre os líderes do partidos.

Candidatos a presidente - O deputado Fausto Pinato, do Partido Progressista de São Paulo, foi o primeiro a registrar candidatura à presidência da Câmara, no início da noite. Pinato foi o primeiro relator do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, tendo sido afastado por pertencer a um partido que integrava o mesmo bloco do ex-presidente. Pinato é advogado e trabalhou como secretário parlamentar na Câmara e como assessor técnico na Assembleia Legislativa de São Paulo. Quem também registrou candidatura foi o deputado Carlos Henrique Gaguim, do PTN do Tocantins. Ele já foi governador do Tocantins, presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado estadual e vereador em Palmas.

Petrobras e pré-sal – A Petrobras pode deixar de ser a única operadora dos campos de petróleo do pré-sal. Por 22 votos a 5 o projeto de lei que retira essa obrigação da empresa foi aprovado hoje na comissão especial da Câmara que analisa o tema. Agora o projeto deve ser votado no plenário da Câmara.

Primeira infância – No último dia do IV Seminário Internacional sobre a Primeira Infância, realizado na Câmara, especialistas do Brasil e do exterior trocaram experiências sobre como acompanhar cada vez mais de perto o desenvolvimento da criança na fase inicial da vida. Uma das estratégias mencionadas já é bem conhecida dos brasileiros: a caderneta de vacinação da criança.

Segurança nas Olimpíadas – Deputados da Comissão do Esporte estiveram no Rio de Janeiro para acompanhar o andamento das obras para as Olimpíadas. Uma das principais preocupações é a segurança durante a realização dos jogos.

Acessibilidade nos prédios públicos – Os deputados estão preocupados com a acessibilidade de pessoas com deficiência nas edificações públicas que estão sendo construídas no Brasil. O tema foi debatido na Câmara.

Turismo rural – A Comissão de Turismo promoveu audiência pública para debater as dificuldades legais que ainda impedem o crescimento do turismo rural. A discussão acontece seis meses depois de sancionada uma lei que pretendia tornar mais fácil a exploração dessa atividade.

Apresentação – Jaciene Alves

Jornal da Câmara

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

De segunda a quinta, ao vivo às 21h ou após o encerramento do Plenário. Terça às 22h e reprise de segunda a quinta às 23h30.

NOSSAS REDES