Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

04/07/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/07/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Novo Código Comercial

A Câmara dos Deputados deve votar nesta primeira semana de julho a proposta que cria o Novo Código Comercial. Entre as promessas estão medidas que pretendem simplificar os processos de abertura, manutenção e fechamento de empresas, além da regulamentação de normas jurídicas, cujo objetivo é fortalecer as obrigações contratuais para dar mais segurança aos investidores.

Os críticos ao projeto dizem que a ideia de um código para o comércio é antiquada e, ao contrário de melhorar, prejudicaria a segurança jurídica. Também afirmam que seria mais adequado se fazer reformas pontuais no Código Civil. Esse será o assunto do Expressão Nacional.

Os convidados do programa são o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), 1º vice-presidente da Comissão Especial do Código Comercial e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça; o deputado Laércio Oliveira, presidente da Comissão Especial do Código Comercial e da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC); o advogado Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França, professor doutor de direito comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); e Fernando Passos, membro do grupo de juristas nomeado para assessorar a Comissão Especial do Código Comercial e professor de direito empresarial do Centro Universitário de Araraquara (Uniara).

Você sempre pode participar do Expressão Nacional. Envie perguntas pelo telefone 0800 619 619, e-mail expressaonacional@camara.leg.br, Twitter @xnacional ou facebook.com/expressaonacional.

Apresentação - Malena Rehbein

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE