Jornal da Câmara

Programas da TV Câmara

16/02/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/02/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Jornal da Câmara - 16/02/2016

Na primeira sessão de votações depois do Carnaval, uma palavra dominou as atividades no Plenário Ulysses Guimarães: obstrução. Na pauta, medidas provisórias e propostas com urgência vencida.

A CPI do BNDES, destinada a investigar supostas irregularidades em empréstimos concedidos pelo banco entre 2003 e 2015, se reuniu nesta terça-feira para analisar seu relatório final. O prazo de encerramento da CPI terminaria nesta quinta-feira, mas foi prorrogado por mais uma semana para a votação do relatório final.

Uma campanha promovida por jornalistas na internet apurou um dado alarmante sobre o assédio sexual a menores no Brasil. O tema foi debatido hoje na CPI que investiga crimes cibernéticos.

O Conselho de Ética retomou a análise da representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. A sessão foi marcada por polêmicas entre os deputados favoráveis e contrários à concessão de mais prazo para a defesa de Cunha.

Ainda nesta terça-feira, o deputado Eduardo Cunha foi notificado pelo Supremo Tribunal Federal sobre o pedido para que ele seja afastado da Presidência da Câmara e do mandato parlamentar, formulado pela Procuradoria-Geral da República. Eduardo Cunha tem agora dez dias para apresentar sua defesa ao Supremo.

O mosquito Aedes aegypti em tamanho gigante foi visto hoje nos corredores da Câmara. Mas calma... Era apenas um ator fantasiado distribuindo panfletos da campanha de combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. O mosquito humano foi trazido de Minas Gerais pela deputada Raquel Muniz.

Esta semana será promovido na Câmara o Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo. Entre os assuntos que serão discutidos está a lei de licitações. O deputado Julio Lopes, que participa da organização do seminário, falou sobre a importância do evento. Quem quiser participar, basta se inscrever pelo site www.caubr.gov.br. O seminário será nos dias 18 e 19 deste mês.

A comissão especial que trata dos direitos autorais debateu o projeto de lei que propõe isentar órgãos públicos e entidades filantrópicas do pagamento de direitos autorais pelo uso de obras musicais e lítero-musicais nos eventos que realizam. Mas a proposta é vista com ressalvas por representantes do setor audiovisual. O relatório final da comissão deve ser apresentado até março.

O Conselho de Comunicação Social do Congresso aprovou relatório que prevê a criação de observatório sobre casos de violência contra jornalistas brasileiros. Em 2015, dois jornalistas foram assassinados e mais de 90 foram agredidos.

O zika vírus já chegou a 22 países e forçou a Organização Mundial de Saúde a anunciar emergência internacional. No Brasil, um agravante: já foram registrados 3.774 casos de microcefalia em recém-nascidos, o que deixa sequelas por toda a vida. Mas como é o dia a dia de quem convive com a doença? Qual é o tratamento disponível? E quais são os principais desafios das famílias que lidam com essa dura realidade? Veja na reportagem especial de Mariana Monteiro.

Apresentação – Jaciene Alves

Jornal da Câmara

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

De segunda a quinta, ao vivo às 21h ou após o encerramento do Plenário. Terça às 22h e reprise de segunda a quinta às 23h30.

NOSSAS REDES