Brasil em Debate

Deputados divergem sobre polícia de ciclo completo

O chamado “ciclo completo de polícia” permite que a mesma corporação policial execute atividades repressivas de polícia judiciária, de investigação criminal e de prevenção a delitos e manutenção da ordem pública. Há pelo menos cinco propostas de emenda à Constituição sobre o assunto tramitando na Câmara. Mas o tema é controverso. Há quem entenda que o grande obstáculo para a implantação do ciclo completo é o corporativismo das polícias Civil e Militar. Há disputas de status, poder e salários.

Para debater o tema, o Brasil em Debate recebe os deputados Subtenente Gonzaga (PDT-MG), policial Militar, autor de uma proposta que estabelece o ciclo completo, e Fernando Francischini, policial Federal (SD-PR), contrário ao projeto.

Apresentação - Paulo José Cunha

Brasil em Debate

Se é um assunto que o país discute, fique certo que ele vai estar no centro das conversas do Brasil em Debate. Em meia hora, dois deputados, um do governo e outro da oposição, debatem os grandes temas que movimentam os corredores, as comissões e o plenário da Câmara dos Deputados. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre