Jornal da Câmara

Jornal da Câmara - 1º/12/2015

O Congresso derrubou o veto presidencial ao projeto que amplia para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória no serviço público. A regulamentação da profissão de designer, porém, foi mantida pelos parlamentares, que analisaram ainda outros dois vetos. A votação da revisão da meta fiscal ficou para esta quarta-feira.

A CPI do BNDES recebeu nesta terça-feira o pecuarista José Carlos Bumlai, preso na Operação Lava Jato desde a semana passada. Bumlai se recusou a responder às perguntas dos deputados.

A CPI dos Crimes Cibernéticos debateu nesta terça-feira a criptografia dos dados que trafegam pelas redes de comunicação. Esse é um recurso para garantir a segurança e o sigilo das informações. A leitura do relatório da CPI dos Crimes Cibernéticos estava prevista para hoje, mas foi cancelada por causa de um acordo de líderes pela prorrogação dos trabalhos da comissão, que deve funcionar por mais sessenta dias.

A CPI que apura supostas irregularidades na Funai e no Incra em processos de demarcação de terras indígenas e quilombolas ouviu hoje antropólogos e pesquisadores. Eles falaram sobre possíveis fraudes na demarcação de uma área no Rio Grande do Sul.

Ficou pra amanhã a decisão do Conselho de Ética sobre o parecer de quebra de decoro parlamentar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Foram mais de seis de horas de discussão.

A Comissão de Educação promoveu hoje um seminário internacional aqui na Câmara. No centro do debate estava o desenvolvimento socio-emocional de crianças e adolescentes como parte fundamental do aprendizado. Pais, professores e alunos podem fazer sugestões ao texto sobre a Base Nacional Comum Curricular. O texto está em consulta pública e pode ser acessado em: basenacionalcomum.mec.gov.br.

Deputados querem transformar o rodeio e a vaquejada em patrimônio imaterial do Brasil. Mas defensores dos animais denunciam maus-tratos. O debate aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça, onde a proposta foi aprovada. Agora, ela segue para o Senado.

Apresentação — Jaciene Alves

Jornal da Câmara

Telejornal com as principais notícias do Legislativo. Além das tradicionais reportagens, o Jornal da Câmara realiza, diariamente, debates, ao vivo, sobre os grandes temas do dia. Repórteres que acompanham os bastidores do Legislativo trazem as informações mais quentes e entrevistam seus convidados - parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

De segunda a quinta, ao vivo às 21h ou após o encerramento do Plenário. Terça às 22h e reprise de segunda a quinta às 23h30.

Todas as Edições