Palavra Aberta

Deputado aposta na cadeia produtiva da reciclagem

Crescido na Bahia, eleito pelo Rio Grande do Sul, o deputado Carlos Gomes (PRB-RS) dá atenção especial a questões que envolvem o tratamento do lixo. Afinal, ele mesmo já foi catador, como relatou nesta edição do Palavra Aberta. Para Gomes, é preciso que haja iniciativa política do governo Federal para ajudar os municípios, muitos deles sem recursos financeiros e técnicos para implementar sistemas de beneficiamento e reciclagem dos resíduos sólidos.

O deputado aposta que, se as cooperativas de catadores pudessem fazer além da simples triagem do lixo reciclável, poderiam gerar muito mais riqueza e bem-estar para todos os envolvidos no processo: de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos que o Brasil gera, apenas 3% são reciclados, e mesmo esta pequena quantidade gera algo entre 10 e 12 bilhões de reais, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "É um outro pré-sal", diz Gomes.

Apresentação - Paulo José Cunha

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre