Jornal da Câmara

Programas da TV Câmara

19/11/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/11/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Jornal da Câmara - 19/11/2015

Terminou em muita confusão a reunião do Conselho de Ética marcada para leitura do parecer preliminar sobre a abertura do processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha.

A análise de vetos presidenciais que há meses aguardavam votação foi o destaque da semana no plenário Ulisses Guimarães. Deputados e senadores mantiveram alguns vetos e derrubaram outros. Entre os temas, o reajuste do judiciário e a correção de aposentadorias pelo índice do salário mínimo.

A corregedoria da Câmara abriu hoje investigação por suposta quebra de decoro parlamentar contra o deputado Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro. O partido acusa o presidente Eduardo Cunha de tentativa de intimidação e perseguição. O líder do Psol, Chico Alencar, disse que vai juntar documentos e provas para pressionar a Procuradoria Geral da República a pedir ao Supremo Tribunal Federal o afastamento de cunha do comando da casa. Aliados do presidente negam cerceamento ao Psol.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, defendeu na CPI do Bndes os procedimentos de empréstimos adotados pelo banco. O ministro negou que o Bndes esteja favorecendo grandes empresas e investimento em outros países.

Uma solenidade no auditório Nereu Ramos da Câmara lembrou o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, comemorado amanhã, dia 20 de novembro. O governo federal, autoridades do Judiciário, representantes de várias organizações e de diversas embaixadas participaram da Sessão Solene.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, se reuniu hoje à tarde com o presidente do senado, Renan Calheiros, e o governador do distrito federal, para discutir a situação dos manifestantes acampados no gramado em frente ao congresso nacional. Ontem, dois policiais civis foram presos no local após efetuarem disparos para o alto. Após a reunião, o presidente Eduardo Cunha anunciou que todos os manifestantes acampados terão 48 horas para deixar o local.

O término dos trabalhos da comissão especial está previsto pro início de abril do ano que vem. As propostas aprovadas seguem direto pro Senado e de lá pra sanção presidencial.

A situação das cooperativas dos catadores de material reciclável foi o tema de hoje na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Apresentação — Jaciene Alves

Jornal da Câmara

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

De segunda a quinta, ao vivo às 21h ou após o encerramento do Plenário. Terça às 22h e reprise de segunda a quinta às 23h30.

NOSSAS REDES