Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

30/10/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/10/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Projeto de repatriação de recursos do exterior não declarados à Receita gera polêmica

As ações de busca e apreensão realizadas pela Polícia Federal em locais onde funcionam empresas de um dos filhos do ex-presidente Lula, dentro da Operação Zelotes, que investiga supostas fraudes envolvendo o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, foram criticadas em Plenário. Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que a ação tem objetivos políticos para prejudicar o ex-presidente. Daniel Coelho (PSDB-PE) reagiu às afirmações do parlamentar do PT.

O líder do Democratas, Mendonça Filho, também responsabilizou o ex-presidente Lula pela crise que o país vive e voltou a pedir o impeachment da presidente Dilma Roussef.

Wadih Damous (PT-RJ) rebateu as críticas da oposição e reafirmou que não há fato concreto que justifique pedido de impeachment da presidente da República.

A votação do projeto do Executivo sobre repatriação de recursos e bens do exterior de origem lícita não declarados à Receita Federal foi cercada de muita polêmica. Havia o temor entre parlamentares da oposição de que a proposta, que ainda não tinha sido lida em Plenário, abria brecha para a legalização de recursos de origem criminosa. O pedido de retirada de pauta foi aprovado.

A proposta foi pautada novamente em outra sessão, minutos depois. A obstrução às votações continuou. Mas, por acordo, a votação do projeto foi transferida para a semana que vem.

Os deputados discutiam e votavam a medida provisória que autoriza o poder Executivo a reajustar taxas cobradas pelo Ibama, Cade e Ancine, mas os debates giravam em torno de temas considerados estranhos à medida provisória, como o artigo sobre regras para concessão de rádio e TV e penalidade para emissoras que não retransmitissem a Voz do Brasil. O artigo foi suprimido e a medida provisória encaminhada ao Senado.

Apresentação - Antônio Carlos Silva

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES