Participação Popular

Programas da TV Câmara

18/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Quem quer ser professor?

Estudo recente do Ministério da Educação (MEC) mostra que, até 2021, a quantidade de professores em condições de se aposentar chegará a 40% dos docentes do ensino médio.

Professores de matemática, química e até mesmo educação física estão entre os que devem “pendurar as chuteiras”.

Por outro lado, ainda de acordo com o MEC, o número de formandos nos cursos de licenciatura - ínfimo se comparado ao número de professores sem formação - diminuiu 16% num espaço de dois anos e não há garantias de que irão atuar nas escolas.

As maiores reclamações são os salários e a alta carga de estresse.

Afinal, o que precisa ser feito para evitar a falta de professores de ensino médio nos próximos anos? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados são o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; e a diretora executiva do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação, Rosilene Correa Lima.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), autor da PEC 20/2015, que institui o Magistério Público Nacional, participa do programa por telefone.

E a equipe do Participação Popular registra a opinião do público no Centro de Ensino Médio nº 1, localizado no Paranoá, em Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE