Participação Popular

Baixar

Quem quer ser professor?

Estudo recente do Ministério da Educação (MEC) mostra que, até 2021, a quantidade de professores em condições de se aposentar chegará a 40% dos docentes do ensino médio.

Professores de matemática, química e até mesmo educação física estão entre os que devem “pendurar as chuteiras”.

Por outro lado, ainda de acordo com o MEC, o número de formandos nos cursos de licenciatura - ínfimo se comparado ao número de professores sem formação - diminuiu 16% num espaço de dois anos e não há garantias de que irão atuar nas escolas.

As maiores reclamações são os salários e a alta carga de estresse.

Afinal, o que precisa ser feito para evitar a falta de professores de ensino médio nos próximos anos? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados são o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; e a diretora executiva do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação, Rosilene Correa Lima.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), autor da PEC 20/2015, que institui o Magistério Público Nacional, participa do programa por telefone.

E a equipe do Participação Popular registra a opinião do público no Centro de Ensino Médio nº 1, localizado no Paranoá, em Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre