03/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje Noite - 03/09/2015

O plenário aprovou, nesta quinta-feira, medida provisória que aumenta a tributação de bancos e outras instituições financeiras. A proposta ajuda o governo na política de ajuste das contas do país, mas foi criticada por parlamentares que acham que o consumidor vai ser prejudicado. Esta semana também foram aprovadas normas para que o cidadão obtenha, com rapidez, reparações para prejuízos causados por apagões, por exemplo. Foi aprovada ainda medida provisória que garante 904 milhões de reais para três ministérios – a maior parte para o atendimento de populações vítimas de desastres naturais. Também foi aprovado projeto com requisitos para o ingresso nas escolas de formação de oficiais da Marinha Mercante, como comprovação de ensino médio completo.

A proposta que acaba com o financiamento empresarial de campanhas eleitorais vai ter prioridade de votação no plenário na próxima semana. A afirmação é do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Em julho, os deputados aprovaram Proposta de Emenda Constitucional autorizando o financiamento empresarial de campanhas. Nesta semana, o plenário do Senado analisou o tema e deu voto contrário ao da Câmara no financiamento. O deputado Eduardo Cunha disse que a matéria vai ser analisada pelos deputados assim que voltar à Câmara - e que não tem dúvidas de que as doações de empresas a partidos serão restabelecidas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas irregularidades em operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ouviu, nesta quinta-feira, o ex-presidente do banco, Demian Fiocca. Ele esteve à frente do BNDES durante um ano, entre 2006 e 2007. O executivo negou qualquer interferência política ou tráfico de influência nas decisões sobre financiamentos concedidos pelo banco. Mas lembrou que as estratégias da instituição atendem, sim, políticas de governo, já que o BNDES é um órgão de estado.  Para acelerar os trabalhos, a CPI decidiu dispensar o depoimento de três diretores do banco. E atendeu o pedido de adiamento do depoimento de Guido Mantega, ex-presidente da instituição, para o dia 29. Mantega acompanha a mulher, que está em tratamento de câncer.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES