TV Câmara

Ver TV

Estreia: 22/08/2015

Religiões de matriz africana e sua representação na TV

Diferentes confissões religiosas ocupam cada vez mais os espaços da televisão brasileira. Mas nem todas. As religiões de matriz africana são uma das exceções que, além de não terem seus próprios programas, são criticadas frequentemente em alguns outros. Essa discriminação é o tema do Ver TV desta semana, que tem como convidados:

Geisa de Assis Rodrigues, procuradora regional da república e coordenadora do apoio à procuradoria federal dos direitos do cidadão em São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Não está dentro da esfera da liberdade religiosa de alguém, atacar a religião do outro”.

Ebonmy Conceição Reis D'Ogum, coordenadora do Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira, o Intecab em São Paulo. “Quando a gente quer professar a nossa fé, que é algo garantido pela Constituição Federal, nós não podemos, por que? Porque nós somos vistos como demoníacos”.

Thomas Miguez, produtor executivo da Realejo Filmes e diretor da série “Entre o Céu e a Terra”, exibida na TV Brasil. “Direitos iguais, sobretudo porque a gente está falando dentro de outorgas de concessões públicas de comunicação. Os direitos devem ser respeitados e os direitos da prática religiosa, enfim, isso é constitucional”.

O Ver TV também entrevistou:

Raimundo Komananji, presidente da Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu. Em entrevista ao Ver TV, ele fala sobre o acesso das religiões à televisão.

José Geraldo Rocha, doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor de pós graduação da Unigranrio. Em entrevista ao Ver TV, ele fala do incentivo à intolerância religiosa dado pela televisão e critica os grupos que detém o controle da mídia.

Hédio Silva Júnior, advogado e consultor jurídico do Intecab, o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira. Em entrevista ao Ver TV, ele fala da ação movida contra a Rede Record e a Rede Mulher e do direito de resposta obtido com essa ação.

Apresentação - Lalo Leal
Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE