TV Câmara

Panorama

Estreia: Invalid date

Panorama - 7 de agosto de 2015

O segundo semestre começou em ritmo acelerado no plenário da Câmara. Somente nesta primeira semana de volta às atividades os deputados já analisaram três temas polêmicos: a remuneração de carreiras jurídicas, destaques à reforma política e contas de três ex-presidentes da República. E dois partidos integrantes da base do governo anunciaram que terão postura independente daqui por diante.

Os deputados também aprovaram o bloqueio de bens de envolvidos com terrorismo e discutiram o projeto que tipifica esse crime. O relatório do deputado Arthur Oliveira Maia prevê pena de 20 a 30 anos de prisão para quem praticar atos terroristas. Por acordo, a votação ficou para a próxima terça-feira. O projeto tranca a pauta das sessões ordinárias e impede, por exemplo, a análise de proposta que muda o índice de correção do FGTS.

CPI da Petrobras: as investigações conduzidas pela Kroll, a convocação da advogada beatriz cata preta e o silêncio de depoentes foram os principais assuntos na volta ao trabalho.

A crise da indústria naval no Brasil, que teria sido provocada pelas investigações da operação Lava-Jato, foi tema de debate na comissão de Minas e Energia. Durante quatro horas o ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, admitiu que as investigações influenciaram na queda do setor. Mas, segundo o ministro, outros motivos contribuíram para a crise.

Foi instalada a CPI do BNDES, criada com o objetivo de investigar empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social entre 2003 e 2015.

A Confederação Nacional de Municípios fez uma mobilização aqui em Brasília a favor da reformulação do pacto federativo. Prefeitos e vereadores apresentaram uma carta à sociedade, ao Congresso e à presidência da República com reivindicações. Os municípios alegam que não têm condições financeiras de manter as responsabilidades transferidas nos últimos anos pelo governo federal em áreas como saúde e educação.

Apresentação — Jaciene Alves
Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES