Ponto de Vista

Programas da TV Câmara

Estreia: 06/08/2015

O embaixador Celso Amorim conta um pouco da experiência à frente do Itamaraty

O período entre 2003 e 2010 foi seguramente um dos mais interessantes para quem acompanha o papel do Brasil no mundo. Embalada por uma economia em crescimento, um presidente popular e uma ampliação sem precedentes do corpo diplomático, a Política Externa Brasileira avançou muito não apenas na América Latina, nossa região prioritária, mas também na África e na Ásia, incluindo aí o conturbado Oriente Médio.

Não por mera coincidência, durante o período o País teve à frente do Itamaraty, o embaixador Celso Amorim, que já havia sido chanceler no governo Itamar Franco. Amorim se destacou pela adoção de uma política externa independente, com ênfase para as chamadas relações sul-sul, tendo sido considerado, em 2009, pela revista Forreign Policy, o mais exitoso chanceler do mundo.

Já no primeiro governo Dilma, Celso Amorim chefiou a Defesa e este ano, após deixar o ministério, publicou seu terceiro livro: “Teerã, Ramalá e Doha: Memórias da Política Externa Ativa e Altiva”, editado pela Benvirá.
E o tema do Ponto de Vista de hoje é política externa, com destaque para Oriente Médio e América Latina.


Apresentação - Juliano Pires
Ponto de Vista

Programa traz entrevistas com especialistas que analisam temas fundamentais para nossa sociedade.

Estreia: segunda, às 21h30. Reprises: terça, às 00h30; quarta, às 6h30 e 22h30; quinta, às 22h; sexta, 6h30 e domingo às 16h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE