Participação Popular

Plano de Proteção ao Emprego

O Governo Federal anunciou nesta semana o Plano de Proteção ao Emprego, criado para tentar diminuir o aumento das demissões no país. Pelo Plano, a jornada de trabalho e os salários dos empregados serão diminuídos em até 30% nos momentos de queda de produção, principalmente na indústria automobilística e em outras áreas industriais.

Para o trabalhador, o salário será cortado em até 15%, os outros 15% serão complementados com o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Essa iniciativa do Governo Federal é inédita e foi inspirada na Alemanha onde foi adotado anos atrás e deu resultados positivos. Quais setores da indústria serão contemplados com esse Plano? Será que esse Plano pode dar certo no Brasil? Os sindicatos aceitaram essa diminuição de salário? E você, o que acha?

O Participação Popular discute essas questões com especialistas, deputados e com a população. 

Os convidados do programa são o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e o advogado especialista em direito empresarial, Eduardo Galvão.

O vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Barros (PP-PR), participa do programa por telefone.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Guirá Borba de Godoy Guimarães, será entrevistado direto de São Paulo e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, participa do programa via teleconferência.

A equipe do Participação Popular registra também a opinião do público que passa por um shopping na área central de Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições