TV Câmara

Ver TV

Estreia: 18/07/2015

O mundo rural na TV

Apesar da crise internacional, o agronegócio continua nas manchetes como importante gerador de divisas para o Brasil. Mas o mundo rural vai muito além disso. A agricultura familiar e a produção dos assentamentos rurais tem papel importante no mercado interno, fornecendo os produtos consumidos no dia-a-dia dos brasileiros. A vida no campo é o tema em debate no Ver TV desta semana, que tem como convidados:

Antônio Gilberto Viegas da Silva, médico veterinário e assessor regional da Contag, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. “Mas você tem tradições do meio rural que elas não são evidenciadas com tanta frequência nos programas de televisão”.

Selma Lúcia Lira Beltrão, gerente de informação e conhecimento da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. “O que a gente percebe é que precisa ampliar, fazer com que mais programas, mas emissoras tenham essa preocupação de fazer com que essas informações cheguem a maior parte da população”.

Fernando Leme, editor do canal Terraviva, operado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. “Eu acho que há um equívoco muito grande nos telejornais abertos em relação à agricultura, à pecuária e extensão. A forma como são exibidas as matérias, elas não são aprofundadas, os jornalistas não se preocupam em realmente checar a informação.

O Ver TV também entrevistou:

Delveck Matheus, dirigente nacional do MST, que fala sobre o tipo de programa rural que a televisão poderia oferecer.

Severino Alves Lucena Filho, da Universidade Federal da Paraíba. eEm entrevista para o Ver TV, ele fala sobre a mistura do mundo rural com o urbano e sobre como a televisão deveria se adaptar a isso.

Maryellen Araújo, editora e apresentadora do programa “Vitrine do Campo”, da TVE de Tocantins e que faz parte da Faixa Rural da TV Brasil. Ela fala como é produzir o programa e das diferenças dessas programas nas TVs públicas e comerciais.

Apresentação - Lalo Leal
Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE