04/07/2015
Credibilidade da medição de audiência da TV
A vida das televisões comerciais depende dos índices de audiência. Eles determinam o valor cobrado pelos anúncios que mantem as emissoras. Audiência também é importante para as TVs públicas. Elas precisam saber de que forma o público recebe as suas programações. Pesquisar audiência requer competência e credibilidade. Esse é o tema do Ver TV desta semana, que tem como convidados:
Roseane Andrelo, professora de comunicação da Unesp de Bauru e autora do artigo “TV a cabo - um estudo qualitativo da audiência”. “A gente tem um processo cíclico. A gente tem uma pesquisa de audiência que vai determinar a verba publicitária, pra onde ela vai, e ela vai pra uma mídia e essa mídia vai realocar em um determinado programa, que vai ter um alto índice de audiência”.
Renato Tavares Júnior, coordenador do curso de rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. “Aquelas poucas emissoras de TV aberta que estão brigando pela disputa de audiência, sozinhas elas faturam mais do que todas as emissoras de rádio, todos os cinemas, todos os outdoors, todas as revistas, todos os jornais, do Brasil inteiro, por isso que é uma disputa tão acirrada”.
Regina Helena Lima Diniz, jornalista e mestre em comunicação, TV digital e novas mídias pela Universidade Metodista de São Paulo. É autora do artigo “A medição de audiência da TV digital aberta em tempos de segunda tela”. “E as empresas de medição de audiência estão se adequando e vão precisar se adequar a esse novo modo de ver a televisão”.
O Ver TV também entrevistou:
Joe Lewis, diretor de projetos do BARB, instituição formada pelas emissoras de TV do Reino Unido, que mede a audiência da TV. Ele fala do projeto e de como é feita essa medição.
João Francisco Meira, vice presidente da ABEP, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Na entrevista ele fala sobre os novos hábitos de consumo de conteúdos e de como fazer a medição dessa audiência.
Artur Tenório, engenheiro de sistemas que desenvolve um programa de medição qualitativa da audiência. Ele fala do projeto e de como trabalhar com essa forma de medição qualitativa.
Apresentação - Lalo Leal