Palavra Aberta

Deputado tem como meta o combate à corrupção

O deputado João Gualberto (PSDB-BA) tem um foco claro para o mandato dele: combater a corrupção. Ele já foi prefeito da cidade de Mata do São João, na Bahia, duas vezes. Lá ele dedicou a gestão à "eficiência" e à "corrupção zero": "Eu construí nessa cidade todas as escolas do município. Eu deixei mais ou menos 12 mil alunos nessas escolas. Construí praças, asfaltei... como é que foi possível isso? Exatamente não tendo corrupção".

Em entrevista ao Palavra Aberta desta quarta-feira (24), Gualberto lamenta que os prefeitos hoje entrem no mandato cheio de dívidas e aí acabam "entregando a companhia de [coleta de] lixo", por exemplo. Na Câmara dos Deputados, ele participa de sete comissões diferentes, além da CPI da Petrobras. A expectativa dele é encontrar meios para mudar o quadro nacional: "A gente tem que matar esse mal. Eu não tenho dúvida de que, se o Brasil acabar com esse mal, a gente vai crescer muito mais".

Apresentação - Paulo José Cunha

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

Todas as Edições