TV Câmara

Fatos e Opiniões

Estreia: Invalid date

Câmara tem semana de debates e votações sobre reforma política

Apesar das polêmica e das divisões entre as bancadas em torno do assunto, o plenário iniciou a votação da Proposta de Emenda à Constituição da reforma política. Os deputados começaram pelo sistema eleitoral. Aprovada a preferência, a primeira emenda a ser votada e rejeitada foi a do PMDB que institui o sistema eleitoral de listas fechadas, no qual o eleitor vota em lista predeterminada pelo partido.

A polêmica maior girou em torno da discussão da proposta do relator, Rodrigo Maia, que institui o sistema majoritário conhecido como “distritão”, pelo qual seriam eleitos os candidatos a deputado ou vereador que tivessem mais votos, em cada estado ou município. Esse sistema foi rejeitado.

Os deputados também debateram o financiamento de campanhas eleitorais. A emenda do PMDB, que prevê o financiamento público e privado, inclusive de empresas, para candidatos e partidos, foi a primeira a ser votada. Rejeitado na terça, pela emenda do PMDB, o financiamento de empresas para campanhas voltou a ser votado na quarta, dentro do texto do relator. Mesmo sob protestos, foi votada e aprovada a doação de empresas para partidos, apenas.

Outro ponto importante aprovado foi o fim da reeleição para os cargos do executivo: prefeito, governador e presidente da república.

Fatos e Opiniões

O programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, em 30 minutos editados por tema, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Estreia: Sexta, às 21h. Reprises: sábado, às 0h, 6h30, às 10h e às 18h30. Domingo, às 11h, às 16h e às 23h30. Segunda, às 1h30 e às 6h30.

NOSSAS REDES