11/05/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

11/05/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje Noite

CPI da Petrobras: deputados da comissão foram, nesta segunda-feira, a Curitiba (PR) para ouvir os depoimentos de pessoas presas pela Operação Lava-Jato. Dos sete investigados presos na capital paranaense, somente o doleiro Alberto Youssef e Iara Galdino, funcionária da doleira Nelma Kodama, resolveram falar. Até mesmo o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que já havia falado em outros depoimentos, usou o direito constitucional de ficar calado. Cerveró afirmou que sempre se colocou à disposição da Justiça e das CPIs para prestar esclarecimentos, mas disse que não falaria por orientação dos advogados, enquanto aguarda decisão sobre seu pedido de liberdade.

O empresário Fernando Soares, o Fernando Baiano, suspeito de recolher propinas em nome do PMDB, foi outro que não falou, frustrando a expectativa dos deputados. Também não falaram Mário Góes, sócio da empresa Arxo, de construção de tanques de combustíveis; Guilherme Esteves de Jesus, acusado de ser operador financeiro do estaleiro Jurong, e Adir Assad, dono de empresas de terraplanagem. O depoimento de Alberto Youssef, acusado de ser o principal operador do esquema de lavagem de dinheiro que envolve fornecedores da Petrobras, foi o primeiro do dia. Youssef falou durante quatro horas e confirmou o que disse em mais de 50 depoimentos à Justiça . O doleiro disse ter movimentado entre R$ 180 milhões e R$ 200 milhões de propina e usados em pagamentos a políticos.

Plenário: as medidas do ajuste fiscal são o destaque da pauta desta semana!

Reforma Política: o relatório será apresentado na tarde desta terça (12). O relator da comissão especial, deputado Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, vai apresentar seu parecer em reunião extraordinária do colegiado. O texto trata de propostas que mudam a Constituição. Segundo o relator, alguns pontos têm consenso, como o fim da reeleição para os cargos do Executivo, a coincidência das eleições a partir de 2022 e o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. O deputado Marcelo Castro espera votar o relatório na quinta-feira.

Exploração sexual: debate aponta que falta de ação do Estado leva crianças em situação de extrema pobreza a aceitar abuso sexual, muitas vezes, em troca de um prato de comida.

Telefonia: cobrança indevida, ligação que cai, falta de sinal de internet. Deputados questionam por que a telefonia celular é sempre campeã de reclamações nos Procons.

Fibromialgia: a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o projeto de lei que obriga o SUS a fornecer tratamento multidisciplinar aos pacientes com a doença. A fibromialgia provoca dores generalizadas com consequências, até mesmo, psicológicas, e não é de fácil diagnóstico.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES