Participação Popular

17/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

17/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Presos devem trabalhar?

PRESOS TRABALHANDO

Enquanto o país discute a redução da maioridade penal, uma outra questão envolvendo segurança aguarda para ser resolvida: como preparar os que estão na prisão para serem reinseridos no contexto social? Costurar bolas, grampear saquinhos de balas, fazer redes para traves de futebol são algumas das ocupações oferecidas a quem cumpre pena. Mas, mesmo quem se mostra trabalhador aplicado dentro da penitenciária, quando sai da prisão enfrenta o preconceito da sociedade. Além disso, as tarefas que eles aprendem a cumprir atrás das grades muitas vezes não conseguem ser aproveitadas como ofício aqui fora. O mercado de trabalho é muito mais exigente e especializado. O resultado é o desemprego e, em muitos casos, a volta ao crime. O que fazer para que os presos tenham uma ressocialização mais consistente? Ele deve ter o direito de trabalhar?

Esse é o tema do Participação Popular desta semana. Os convidados do programa são a coordenadora geral de Reintegração Social e Ensino do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Mara Barreto, e a socióloga e antropóloga, professora do departamento de sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Lourdes Bandeira. O relator da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro, deputado Sergio Brito (PSD-RJ), e a coordenadora dos trabalhos da Pastoral Carcerária em Goiânia, Irmã Petra, participam por telefone.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Sexta-feira, ao vivo, às 12h. Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 19h; domingo, às 13h; e segunda-feira, às 21h.

NOSSAS REDES