Participação Popular

Programas da TV Câmara

20/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Diferença salarial entre homens e mulheres

No mundo inteiro, a maioria dos homens ganha mais que mulheres pelo mesmo trabalho que exercem e, segundo a Organização Internacional do Trabalho, serão necessários 70 anos para extinguir essa diferença.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nem o avanço da escolaridade das mulheres tem sido suficiente para romper com essa lógica. Ao contrário: na medida em que avança a escolaridade, a desigualdade de rendimentos por sexo aumenta.

Já o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revela, em estudo, que o Brasil tem um dos maiores níveis de disparidade salarial entre 18 nações pesquisadas.

O Participação Popular discute a causa e a consequência dessa diferença salarial entre homens e mulheres e como reverter essa realidade brasileira.

Os convidados do programa são o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Renó, e a engenheira eletricista da Redecom, Renata Miranda. O deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), relator do PL 4857/2009 que cria formas de coibir e prevenir a discriminação contra a mulher no ambiente de trabalho participa por telefone. O programa mostra ainda uma entrevista feita com Ágda Óliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, especializada em serviços de reparação automotiva para mulheres.

A equipe do Participação Popular entrevista também a população que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, no Centro de Brasília.

O programa é apresentado na TV Câmara e na Rádio Câmara, às 18 horas, ao vivo.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES