Participação Popular

Programas da TV Câmara

06/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Rose Brasil
Direitos Humanos - deficiente - Frentista Pablo da Paz, cadeirante, abastece carro no 1º Posto Cidadão, em Brasília.
Menos de 1% dos deficientes estão no mercado formal de trabalho
Com mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou 23,92% da população brasileira, de acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), apenas 325 mil estão no mercado formal de trabalho, ou menos de 1% dos deficientes.

O emprego de pessoas com deficiência está amparado pela Lei 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas, que obriga as empresas com 100 ou mais empregados a reservarem vagas. Entretanto, de um lado alega-se que falta mão de obra qualificada e, de outro, que as vagas ofertadas são apenas para subempregos.

O Participação Popular desta sexta-feira (6) discute o que pode ser feito para ampliar a oferta de vagas para pessoas com algum tipo de deficiência. 

Os convidados do programa são o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José do Nascimento Ferreira, e a coordenadora geral de Acompanhamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social, Elyria Yoshida. deputado Laercio Oliveira (SD-SE), autor de projeto que altera Lei de Cotas, e a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), defensora de políticas públicas para pessoas com deficiência, concedem entrevista por telefone.

A equipe do Participação Popular ainda conversa com o vice-presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, Willian Ferreira, a atleta paraolímpica de lançamento de dardo, Shirlene Coelho, e o advogado cadeirante Dilto Marques Nunes, via teleconferência.

O programa é apresentado na TV Câmara e na Rádio Câmara, às 18 horas, ao vivo.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES