Ponto de Vista

Baixar

O que esperar do novo Congresso Nacional?

A cada nova eleição, a impressão que se tem é que o Brasil fica mais dividido. De um lado, os defensores de um candidato, e os apoiadores do outro. Mas polarização política não é nenhuma novidade por aqui. Aliás, em país nenhum.

O que parece ser novo é a divisão por geografia.

O novo Congresso Nacional que inicia suas atividades em 2015 tem algumas diferenças com relação ao anterior. A composição das bancadas saiu mais fragmentada e, para alguns analistas, os novos parlamentares têm um perfil mais conservador que o anterior.

Quais seriam as consequências dessa polarização aqui no Legislativo?

Essa mudança de perfil tem alguma coisa a ver com a tal polarização?

Para falar sobre o que esperar do novo Congresso, o Ponto de Vista de hoje recebe o cientista político Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é um dos principais especialistas do País em eleições e Congresso.

Apresentação — Juliano Pires

Ponto de Vista

Programa traz entrevistas com especialistas que analisam temas fundamentais para nossa sociedade. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 21h30. Reprises: terça, às 00h30; quarta, às 6h30 e 22h30; quinta, às 22h; sexta, 6h30 e domingo às 16h30.

Mais conteúdo sobre