16/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Panorama - 16 de janeiro de 2015

A Câmara realiza a cerimônia de posse para a 55ª legislatura no dia primeiro de fevereiro. Em seguida, os deputados já deverão iniciar as negociações para eleger os onze parlamentares para os cargos da mesa diretora. A eleição também está marcada para o domingo.

Na segunda-feira, 2 de fevereiro, uma sessão do Congresso vai inaugurar a próxima legislatura. E, nesta semana, a executiva nacional do PMDB se reuniu aqui na Câmara para confirmar apoio aos candidatos do partido às presidências da Câmara e do Senado. Os veículos de comunicação da Câmara vão acompanhar todos os encontros de partidos políticos para o lançamento de candidaturas à presidência da Casa.

A composição da Câmara está sendo renovada em mais de 40%. E um número chama atenção: só 25 já tiveram experiência como deputado federal. Para os demais, representar o eleitorado aqui em Brasília será uma experiência inédita. Você vai poder acompanhar todos os detalhes da posse dos deputados e da eleição da mesa diretora da Câmara no próximo dia primeiro de fevereiro. A TV Câmara, a Rádio Câmara, a agência de notícias e o Jornal da Câmara vão mostrar a cobertura completa.

Saúde, educação, mobilidade urbana... São desafios pro Brasil que os governantes eleitos devem enfrentar. Nesta reportagem, de Thyago Marcel, você acompanha um desses grandes desafios: a geração de emprego, principalmente entre os jovens. O exemplo que nós fomos buscar é o do Distrito Federal e as cidades do entorno de Brasília.

Outro grande desafio para o Brasil é a segurança. Ou a falta dela. Nos últimos 10 anos a cara da violência no Brasil mudou. As grandes cidades investiram em segurança e conseguiram reduzir casos de mortes violentas. Mas, no interior, os crimes aumentaram. Juntando dados dos grandes e pequenos centros urbanos, a soma ficou inalterada. Esta é uma das conclusões do mapa da violência, do instituto avante Brasil, que usa o índice de número de mortes violentas por grupo de cem mil habitantes com base no sistema de informações de mortalidade do ministério da saúde. O repórter Marcello Larcher esteve no Rio de Janeiro e em Maceió. Ele foi ver de perto como esses índices influenciam o dia-a-dia das pessoas.

Na segunda reportagem sobre segurança, você vai conhecer as políticas públicas que podem reduzir a violência. E os projetos que estão em tramitação aqui na Câmara e que buscam diminuir os crimes no país. Os últimos números do mapa da violência mostram que um outro tipo de violência vem aumentando e preocupando especialistas: são os conflitos entre vizinhos, no trânsito, ou contra pessoas próximas. Que muitas vezes leva a desfechos trágicos.

No Panorama da semana que vem você vai acompanhar na série Desafios para o Brasil como os governos vão ter que enfrentar a questão da mobilidade urbana.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES