15/01/2015
TV aberta em queda de audiência
Desde que se consolidou como o principal meio de comunicação existente no Brasil, a TV sempre teve altos índices de audiência. Porém, atualmente essa audiência vem diminuindo. Esse fenômeno pode ser atribuído à concorrência das novas mídias, em especial à internet, e à mudança de comportamento e aumento de escolaridade do telespectador. Para debater esse fenômeno, o Ver TV convidou:
Dirceu Lemos, jornalista e professor do curso de rádio e TV do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “A questão da audiência, a gente não pode medir apenas quantitativamente. O mais importante é saber quem está assistindo; hoje já existe tecnologia para identificar esse telespectador”.
Luiz Cláudio Costa, presidente da Rede Record e da Abratel, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão. “O consumo aumenta com a renda, e o consumo vai fazer com que as pessoas busquem mais alternativas. Elas já não querem só cinco redes, querem ver outra coisa, discutir outros assuntos”.
Sérgio Mattos, jornalista e professor de jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ele é autor do livro “A Revolução Digital e os Desafios da Comunicação”. “Houve uma queda de audiência simbólica na TV aberta porque migraram para a TV fechada, mas a audiência está lá, ela não está sendo medida. E ainda tem uma outra coisa: a segmentação que está existindo hoje em todas as mídias. A segmentação também não está sendo medida”.
O programa também entrevistou:
Valdecir Becker, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Lavid - grupo de pesquisa em aplicações de vídeo digital. Ele analisa a metodologia de medição do Ibope e como auferir informações que representem de maneira mais fiel o comportamento do público, com base em sua tese de doutorado, “Sistema de medição da audiência para TV digital”.
Luiz Gini, diretor de mídia da agência de publicidade Neo Gama. Ele faz uma avaliação dos motivos pelos quais o mercado publicitário continua investindo grandes quantias na TV aberta, mesmo com sua audiência em queda.
Oscar Simões, presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, que comenta o crescimento do mercado de TV paga e nos conta quem é o seu público consumidor.
Ver TV, um programa para quem gosta de televisão.