Documentários

Programas da TV Câmara

30/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Sorrisos Urbanos

O documentário Sorrisos Urbanos mostra atividade de dois grupos da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, que criam e realizam ações que impactam de forma positiva a sociedade.

A empresa Smile Flame é formada pelos irmãos Daniel e Diego Mattos, que buscam criar ações para levar felicidade às pessoas. Uma delas é o evento "Skate no Asilo", um campeonato de skate para agitar a rotina de vários idosos do Asilo Padre Cacique, da capital. Nesse campeonato, quem dá as notas são os vovôs e vovós do júri, que acabam se transformando em estrelas por um dia.

O coletivo Shoot the Shit tem foco no urbano, promovendo intervenções para deixar a cidade mais funcional e criativa. Inspirados pelas centenas de obras em escadarias espalhadas pelo mundo, decidem criar a sua própria, através da ação "Não Pise na Lava". Funciona assim: os degraus são pintados de vermelho, menos num espacinho pequeno, e é nesse espacinho que tem que pisar para não ser "queimado" pela lava.

Ficha Técnica
Direção - Guilherme Petry
Roteiro - Caroline Joanello
Montagem - Drégus de Oliveira
Direção de Fotografia - Rafael Trindade
Produção - Natália Sosa
Produção executiva - Cristiano Trein
Coordenação Geral - Juan Roque
Som direto - Fábio Larronda, Márcio Rodrigues (Pacotão) e Rodrigo Ramos
Coordenação de Finalização - Micheline Gonçalves
Áudio - Batuque Música

Sobre a série A Hora é Agora

Promovido pela Câmara dos Deputados, o edital A Hora é Agora buscou dar visibilidade a iniciativas de organização da sociedade, que visam transformar a realidade e garantir direitos sociais, coletivos e de minorias, alguns deles expressos nos artigos 5º e 6º da Constituição Federal.

Entre 62 projetos inscritos no edital, 14 passaram à segunda fase e participaram do pitching onde defenderam presencialmente suas ideias. Sete foram escolhidas pela Comissão de Seleção. Cada proponente selecionado recebeu da Câmara 70 mil reais para serem usados na produção do programa.

Para minimizar os efeitos da concentração de mercado em São Paulo e no Rio de Janeiro, o edital inovou. Promoveu competições regionais e propôs premiar, pelo menos, uma proposta de cada região do Brasil. Dessa forma, as produtoras do Norte competiram apenas com empresas de sua área geográfica. O edital A Hora é Agora foi a primeira seleção pública de propostas audiovisuais a usar essa lógica, que havia sido recomendada pelo Fórum de TVs Públicas do Brasil.

Rafael Trindade
A Hora é Agora - documentário Sorrisos Urbanos
Osvaldina entrega prêmio a campeão do Skate no Asilo
Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

Veja também

MAIS CONTEÚDO SOBRE