Documentários

Programas da TV Câmara

16/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Cordão da Mentira

O resgate da memória e justiça de ontem e hoje pelas ruas de São Paulo. O documentário percorre livremente, por entre ensaios, sambas e intervenções artísticas, o Cordão da Mentira, bloco carnavalesco que contesta e escracha as problemáticas da ditadura civil-militar brasileira (como, por exemplo, a anistia aos torturadores, que nunca responderam por seus crimes), bem como suas implicações na construção de uma democracia, questionando a permanência velada e impune de diversas práticas e procedimentos de opressão criados no período da ditadura.

Durante o trajeto, o desfile do Cordão da Mentira faz intervenções em lugares historicamente emblemáticos, saindo justamente da sede do antigo Dops, um dos principais aparelhos do Estado para controlar e reprimir movimentos políticos e opositores do governo militar e do Estado Novo.

Este diálogo entre passado e presente é mote determinante do filme que, ao desbravar este movimento que versa e canta sobre temas cruciais para uma transformação da sociedade brasileira, também reivindica pautas como a desmilitarização da Polícia Militar e o fim da cultura de violência e desrespeito aos direitos humanos que persiste nas favelas, periferias, penitenciárias, aldeias indígenas, no campo e nas ruas.

Sobre a série A Hora é Agora

Promovido pela Câmara dos Deputados, o edital A Hora é Agora buscou dar visibilidade a iniciativas de organização da sociedade, que visam transformar a realidade e garantir direitos sociais, coletivos e de minorias, alguns deles expressos nos artigos 5º e 6º da Constituição Federal.

Entre 62 projetos inscritos no edital, 14 passaram à segunda fase e participaram do pitching onde defenderam presencialmente suas ideias. Sete foram escolhidas pela Comissão de Seleção. Cada proponente selecionado recebeu da Câmara 70 mil reais para serem usados na produção do programa.

Para minimizar os efeitos da concentração de mercado em São Paulo e no Rio de Janeiro, o edital inovou. Promoveu competições regionais e propôs premiar, pelo menos, uma proposta de cada região do Brasil. Dessa forma, as produtoras do Norte competiram apenas com empresas de sua área geográfica. O edital A Hora é Agora foi a primeira seleção pública de propostas audiovisuais a usar essa lógica, que havia sido recomendada pelo Fórum de TVs Públicas do Brasil.

divulgação
A Hora é Agora - documentário Cordão da Mentira
Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

Veja também