Documentários

Baixar

Estreia: 02/01/2015

Areia Loteada

Quinta cidade mais populosa, e a mais densamente povoada do país, Fortaleza possui 24 quilômetros de orla. A faixa de praia representa uma pequena parcela de seu território, mas é seu principal cartão postal e chamariz para turistas. De frente pro mar mora também o punhado mais rico de sua população, que encontrou na avenida Beira Mar seu alojamento privilegiado.

No entanto, grande parte da extensão da orla leste e oeste da cidade foi ao longo do século XX ocupada por comunidades de pescadores ou de migrantes vindos do interior, não raro impelidos pelos efeitos das periódicas estiagens no Sertão. Estas comunidades permanecem até hoje nessas áreas e enfrentam a força cada vez maior do mercado imobiliário, que busca ampliar suas fronteiras
de praia.

Areia Loteada narra três diferentes casos de mobilização popular e de enfrentamento e negociação com o Poder Municipal. Três histórias distintas, mas diretamente ligadas por um projeto de urbanização da Prefeitura que, ao passo em que promete melhorias na infraestrutura da orla leste de Fortaleza, planeja remover mais de 800 famílias de suas casas.

 

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Nigéria Filmes
Direção de Entrevistas: Pedro Rocha
Produção: Roger Pires e Pedro Rocha
Direção de Fotografia: Bruno Xavier
Imagens: Bruno Xavier, Roger Pires e Yargo Gurjão
Edição: Yargo Gurjão
Ilustração: Daniel Chastinet

Sobre a série A Hora é Agora

Promovido pela Câmara dos Deputados, o edital A Hora é Agora buscou dar visibilidade a iniciativas de organização da sociedade, que visam transformar a realidade e garantir direitos sociais, coletivos e de minorias, alguns deles expressos nos artigos 5º e 6º da Constituição Federal.

Entre 62 projetos inscritos no edital, 14 passaram à segunda fase e participaram do pitching onde defenderam presencialmente suas ideias. Sete foram escolhidas pela Comissão de Seleção. Cada proponente selecionado recebeu da Câmara 70 mil reais para serem usados na produção do programa.

Para minimizar os efeitos da concentração de mercado em São Paulo e no Rio de Janeiro, o edital inovou. Promoveu competições regionais e propôs premiar, pelo menos, uma proposta de cada região do Brasil. Dessa forma, as produtoras do Norte competiram apenas com empresas de sua área geográfica. O edital A Hora é Agora foi a primeira seleção pública de propostas audiovisuais a usar essa lógica, que havia sido recomendada pelo Fórum de TVs Públicas do Brasil.

divulgação
A Hora é Agora - documentário Areia Loteada
Moradia precária em Fortaleza, CE

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições