Câmara Hoje
12/11/2014
Sessão solene homenageia combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial
Esta quarta-feira foi dia de emoção aqui na Câmara. Há setenta anos, em 1944, acontecia o embarque dos primeiros pracinhas brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Hoje, a Câmara realizou uma sessão solene para homenagear nossos heróis, alguns já na casa dos cem anos de idade.
Tenente Genival de Oliveira, 91 anos. Cabo Moreira, 94 anos. Dona Carlota, tenente e enfermeira,100 anos. Os três foram homenageados durante sessão solene da Câmara que lembrou os 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira, a FEB, para a Itália. Na época, foram mais de 25 mil jovens recrutados, chamados para combater o nazifascismo na Europa. 467 pracinhas brasileiros morreram nos campos de batalha. 2.700 foram feridos ou ficaram mutilados para o resto de suas vidas. Para o combatente Genival, o sacrifício valeu a pena.
O deputado Rodrigo de Castro, do PSDB de Minas, que pediu a homenagem, lembra que alguns historiadores de hoje reconhecem a importância do Brasil no desfecho da Segunda Guerra Mundial.
Para o deputado Jair Bolsonaro, a homenagem da Câmara é mais do que justa, pois muitos militares da FEB perderam a vida para garantir a liberdade dos povos.
Durante a homenagem, o pracinha Moreira lembrou, com detalhes, do dia em que os soldados brasileiros conseguiram escapar do bombadeio alemão em Livorno, na Itália. 70 anos depois, ele ainda se emociona quando lembra da guerra.
Reportagem — Beto Seabra