Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

10/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Reajuste salarial para a Polícia Federal é o destaque do Plenário na primeira semana depois das eleições

Na primeira semana após as eleições de 5 de outubro, os deputados se reuniram para votar propostas de consenso. Apesar do acordo, os parlamentares tiveram dificuldades para aprovar uma medida provisória que trata da reestruturação das carreiras da Polícia Federal e concede reajuste salarial de 15,8%. Uma das dificuldades foi alcançar o número mínimo de 257 deputados para votar a MP.

O Democratas também condicionou a votação da medida provisória à inclusão na pauta de proposta que susta decreto da presidenta Dilma Rousseff que cria a Política Nacional de Participação Social.

Outra polêmica foi a emenda do PR que pretendia incluir na MP novas exigências para o ingresso nas carreiras de delegado da Polícia Federal e de delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, como a comprovação do diploma de bacharel em Direito e de, pelo menos, três anos de atividade jurídica ou policial. A proposta dividiu o Plenário.

Na votação, o quórum só foi alcançado depois de mais de três horas de espera. E a emenda foi rejeitada.

Aprovada sem mudanças, a medida, que perde validade no dia 28 de outubro, ainda terá que ser votada pelo Senado.

A reforma política também foi tema de debates na semana. Deputados criticaram o sistema atual, propuseram mudanças em pontos como o financiamento de campanhas, as coligações e cláusulas de barreiras.

 

Edição — Antonio Carlos Silva

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES