01/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Outubro Rosa alerta para a prevenção contra o câncer de mama

Monumentos do mundo inteiro estão sendo iluminados de rosa a partir de hoje para marcar o início do Outubro Rosa. É o movimento mundial pela conscientização sobre a importância da descoberta precoce do câncer de mama, que ainda mata milhares de mulheres todos os anos. Brasília e mais especificamente a Câmara também vão participar da campanha.

Só neste ano, 57 mil brasileiras receberão diagnóstico de câncer de mama, segundo estimativa do Inca, Instituto Nacional do Câncer. Em 2011, a doença matou 13 mil mulheres e 120 homens. Para obter o melhor tratamento, o diagnóstico precoce é fundamental. Como lembra a mastologista Salete Rios:

"O diagnóstico precoce é tudo, né? Porque você evita q a mulher seja mutilada, dá sobrevida de forma tranquila, absoluta. E evita o óbito tão temido, porque esta doença, quando você dá o diagnóstico tardiamente, ela mata."

E é justamente por causa da grande quantidade de casos e da importância da prevenção que o prédio do Congresso Nacional, a partir deste primeiro de outubro e ao longo de todo o mês, será iluminado de rosa, cor-símbolo da luta contra o câncer de mama. Outros monumentos do Distrito Federal também serão iluminados. Além do alerta permanente, a campanha lançada pela Câmara prevê eventos, como uma caminhada e corrida contra o câncer de mama no dia 19, e ações de prevenção do Departamento Médico da Casa.

Reportagem – Paula Bittar

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES