30/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Escola do DF ensina alunos a serem legisladores

Uma escola em Sobradinho, no Distrito Federal, foi escolhida entre centenas de estabelecimentos de ensino fundamental de todo o país por desenvolver uma experiência nova. Eles serão os primeiros deputados mirins a participar da Reunião na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC, na Câmara dos Deputados, no dia 29 de outubro. Trata-se de um projeto-piloto, que visa a ampliar a simulação da atividade legislativa do Câmara Mirim, do Plenarinho. Atualmente, a atividade presencial está restrita à Sessão Mirim, no Plenário Ulysses Guimarães.

O professor Carlos Campos foi um dos vencedores do concurso de projetos pedagógicos realizado pelo Plenarinho em parceria com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara. Ele desenvolveu, com seus alunos do 5º ano, o projeto República em Sala, em que simulam um país imaginário, com moeda própria, orçamento, Banco Central e os Três Poderes. As crianças aprendem de forma lúdica o que é uma democracia e como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada um com suas atribuições. A República deles ainda possui bandeira e hino. Mas segue a Constituição Federal do Brasil.

Maria Eduarda Sousa levou tão a sério seu papel de Legisladora, que apresentou um projeto de lei para reduzir o impacto ambiental dos banheiros escolares.

O professor Carlos Campos, responsável pela experiência, fala da eficácia do projeto.

Todos os projetos de lei em tramitação na Câmara passam pela CCJC. O presidente da Comissão, deputado Vicente Cândido, e a secretária, Alexandra Bittencourt, estão entusiasmados com o projeto-piloto, porque é uma oportunidade de mostrar o trabalho que antecede as votações em plenário. Vinicius Teles, junto com uma equipe da CCJC, foi até a escola conhecer a República em Sala. Ele acredita que os estudantes estão aptos a representar o papel de legisladores mirins.

Após a Reunião Mirim na CCJC, os estudantes de Sobradinho integrarão a Sessão Mirim, com a presença de mais 350 crianças, para discutir e votar os três projetos de lei selecionados pelo concurso nacional do portal Plenarinho. A Sessão está está marcada para o dia 30 de outubro, às 10h.
 

Reportagem — Roberto Seabra

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE