Participação Popular

Primeiro emprego

TV CÂMARA
CARTEIRA DE TRABALHO

Fim da faculdade ou do ensino médio - e agora? Como entrar no mercado de trabalho? Para a maioria dos jovens brasileiros, esse é um momento de imensa dificuldade e dúvida.

Para quem fez um estágio e tem sorte, a resposta pode estar ali mesmo. Mas a grande maioria se vê frente a um mercado de trabalho que exige uma experiência que ele não tem e requisitos que estão muito distantes daquilo que aprendeu nos bancos escolares.

No Brasil, apenas 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego. Na média, os jovens demoram 15 meses para conseguir uma ocupação. Como abreviar essa procura? Como o jovem pode se preparar para enfrentar esse desafio?

Os convidados do programa foram: o deputado Sílvio Costa (PSC-PE); Fábio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin; e Bruno Goytisolo, pesquisador da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Apresentação: Paulo José Cunha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre