16/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/09/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje 12h30 debate situação do trabalho infantil

O trabalho infantil ainda é um grande problema no Brasil. Os números são alarmantes: mais de três milhões de crianças e adolescentes trabalham, e muitos estão fora da escola. Desse total, quase 10% trabalham em casa, onde ocorre o maior número de acidentes fatais com crianças. Para se ter uma ideia, nos últimos 5 anos, 110 crianças e adolescentes morreram, no Brasil, vítimas de acidentes de trabalho.

Além de roubar a infância, o trabalho infantil pode trazer danos irreversíveis, pois, trabalhar enquanto o corpo não está totalmente formado, pode comprometer a saúde da criança e do adolescente.

Os órgãos públicos relacionados à saúde, ao trabalho e à proteção dos direitos de crianças e adolescentes têm tomado medidas para tentar reduzir o trabalho infantil no país.

Valter Campanato/Agência Brasil
Trabalho - trabalho infantil - lavador de carro
Nos últimos 5 anos, 110 crianças e adolescentes morreram, no Brasil, vítimas de acidentes de trabalho.

A Câmara dos Deputados também busca encontrar soluções para combater o trabalho infantil. Em outubro de 2013 começou a funcionar a Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Infantil. A CPI deve concluir os trabalhos ainda este ano. Segundo a relatora, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), a comissão vai propor modificações em algumas leis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código Penal e a própria Constituição.

Para debater esta realidade e o que pode ser feito para erradicar o trabalho infantil no país, o Câmara Hoje 12h30 convidou Eliane Araque dos Santos, vice-procuradora do Ministério Público do Trabalho. Confira a íntegra.

Petrobras

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a Petrobras deve ouvir nesta quarta-feira (17) o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Segundo reportagem da revista Veja, o ex-diretor denunciou autoridades que estariam envolvidas em esquema de corrupção. Paulo Roberto está preso no Paraná e virá ao Congresso escoltado por policiais.

Apresentação – Lincoln Macário

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES