Participação Popular

Programas da TV Câmara

Estreia: 05/09/2014

Voto facultativo: bom ou ruim para democracia?

O Brasil é um dos 31 países do mundo onde o voto é obrigatório. Isso dentro de um universo de 236 nações que realizam eleições regulares. Entre os países chamados desenvolvidos, somos acompanhados apenas por Áustria, Bélgica, Chile e Cingapura. Mas é possível que deixemos em breve esse restrito clube.

Desde as manifestações de junho de 2013, movimentos populares começam a trazer a reivindicação do voto facultativo. No Congresso, 23 projetos de lei querem desobrigar o brasileiro de votar. Para muitos, isso seria deixar de tratar o cidadão como um ser tutelado. Só votariam aqueles conscientes de sua escolha.

Mas há aqueles que acreditam que o País ainda não está maduro e a obrigação de votar é pedagógica, obriga o cidadão a pensar na vida política do País. O voto seria a maior expressão da cidadania.

Esse é o tema desta edição do Participação Popular.

Convidados: José Alves Donizeth, professor de ciência política da Universidade de Brasília, e Walter Costa Porto, ministro aposentado do Tribunal Superior Eleitoral. Apresentação - Ginny Morais
Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE