Participação Popular

Baixar

Estreia: 05/09/2014

Voto facultativo: bom ou ruim para democracia?

O Brasil é um dos 31 países do mundo onde o voto é obrigatório. Isso dentro de um universo de 236 nações que realizam eleições regulares. Entre os países chamados desenvolvidos, somos acompanhados apenas por Áustria, Bélgica, Chile e Cingapura. Mas é possível que deixemos em breve esse restrito clube.

Desde as manifestações de junho de 2013, movimentos populares começam a trazer a reivindicação do voto facultativo. No Congresso, 23 projetos de lei querem desobrigar o brasileiro de votar. Para muitos, isso seria deixar de tratar o cidadão como um ser tutelado. Só votariam aqueles conscientes de sua escolha.

Mas há aqueles que acreditam que o País ainda não está maduro e a obrigação de votar é pedagógica, obriga o cidadão a pensar na vida política do País. O voto seria a maior expressão da cidadania.

Esse é o tema desta edição do Participação Popular.

Convidados: José Alves Donizeth, professor de ciência política da Universidade de Brasília, e Walter Costa Porto, ministro aposentado do Tribunal Superior Eleitoral. Apresentação - Ginny Morais

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre