16/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Brasil está pronto para novo crescimento do biodiesel, mostra seminário

As vantagens ambientais do biodiesel foram o tema do seminário que aconteceu hoje de manhã na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os deputados puderam ouvir especialistas sobre o aproveitamento de resíduos como a gordura animal e o óleo de cozinha usado na produção de biodiesel.

O Brasil possui 63 unidades produtoras de biodiesel distribuídas por suas 5 regiões. Nossa capacidade instalada é de 8 bilhões de litros por ano, mas o consumo está estagnado em apenas 3 bilhões de litros/ano. Isso significa que mais de 60% da capacidade das indústrias do setor está ociosa: algumas fábricas já encerraram definitivamente a produção do combustível. Qual é a grande vantagem do biodiesel ? Ele é muito menos poluente do que outros combustíveis usados em larga escala no mundo todo, como a gasolina e o óleo diesel. Foi o que explicou o presidente da União Brasileira do Biodiesel.

De olho na redução das emissões de gases poluentes no meio ambiente, o Governo Federal vai editar uma Medida Provisória aumentando de 5 para 6% a porcentagem de biodiesel que deve obrigatoriamente fazer parte da composição do óleo diesel brasileiro. Isso também diminuirá as importações de diesel feitas pelo País.

No seminário, o setor se mostrou otimista em relação à retomada da política de governo que estabelece o aumento da quantidade de biodiesel no bojo da produção total de combustíveis do País.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES