02/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje - 13h - 2 de julho de 2014

O Conselho de Ética se reuniu hoje para ouvir o depoimento de sócios do Laboratório Labogen, no processo contra o deputado André Vargas, acusado pelo PPS, PSDB e Democratas de ter feito tráfico de influência para o grupo farmacêutico junto ao Ministério da Saúde.

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pretende colocar em votação nesta quarta-feira o projeto de decreto legislativo que derruba o Plano Nacional de Participação Social, estabelecido por decreto da presidente Dilma Rousseff. Mas admitiu que o quórum não parece ser o mais adequado para uma matéria que carece de maioria absoluta, ou seja, pelo menos 257 votos pela aprovação.

Sobre as demais votações, o presidente Henrique Eduardo Alves disse que, entre as propostas que também poderão ser apreciadas hoje estão a que regula a atuação de Organizações Não Governamentais (ONGs), a que disciplina as atividades das farmácias e a alteração na jornada dos caminhoneiros e outros motoristas profissionais.

A Câmara aprovou a venda fracionada de medicamentos veterinários. Segundo a proposta, clínicas veterinárias e pet shops são obrigados a vender medicamentos na quantidade exata à que foi pedida pelo veterinário. A prática já é adotada no comércio de remédios para seres humanos. O projeto segue agora para o Senado.

A Comissão de Seguridade Social e Família realizou ontem um debate sobre o fornecimento de sangue e seus derivados a clínicas e hospitais em todo o Brasil. Existem denúncias de que pacientes estariam sendo cobrados de forma ilegal para receber as doações.

Falta um mês para vencer o mandato dos integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso. Ontem (2), uma audiência pública discutiu quais são as melhores formas de escolher quem deve fazer parte desse colegiado.

No dia 1º de julho, o plano Real completou 20 anos. A moeda foi criada no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. O Plano conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis. Mas a estabilização não foi suficiente para fazer deslanchar o crescimento econômico, que continua sendo um problema da economia brasileira até hoje. Confira a reportagem sobre o tema.

Há dez anos, morria Leonel de Moura Brizola, um dos importantes políticos que o Brasil teve, especialmente após a redemocratização. Brizola foi governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro em momentos diferentes da vida brasileira e se notabilizou pela criação dos CIEPs, famosos centros de educação integral no Rio. Ele também tentou ser presidente da República, sem sucesso. Hoje pela manhã, a Câmara realizou uma sessão solene em homenagem a Brizola, com a participação de deputados de diversos partidos, além do que ele criou, o PDT.

Confira essas e outras notícias nesta edição do Câmara Hoje.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES