Câmara Hoje

Projeto que criminaliza uso de cerol está pronto para ser votado

Está pronto para ser votado em plenário o projeto que criminaliza o uso do cerol. Para os jovens, a mistura de cola com vidro moído nas linhas de pipas pode servir para um jogo divertido e popular no Brasil há gerações: empinar pipas com o desafio de tentar cortar a linha dos adversários.

Mas a brincadeira coloca em risco a vida dos motociclistas, que podem sofrer cortes profundos na altura do pescoço. Às margens de rodovias, esta brincadeira pode até matar quem cruza a linha em alta velocidade. Com o aumento no número de motociclistas, cerca de cem acidentes acontecem todos os anos envolvendo o cerol - em um quarto destes casos, cortes profundos na altura do pescoço levam à morte dos motoqueiros, que já inventaram até pequenos dispositivos para se proteger.

Um projeto de lei pronto para ser votado no Plenário torna crime o uso do cerol. Usuários maiores de idade, ou os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes que usam o produto, podem responder por lesão corporal ou homicídio, além de pagar multa de até três mil reais. Comerciantes que vendem uma versão industrializada do produto, conhecida como linha chilena, também podem ser punidos. Uma medida que o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Danilo Forte, considera fundamental.

Ser for aprovado, o projeto assume uma missão educativa importante, mas que vai ter de enfrentar um grande desafio: a mudança de cultura.

Câmara Hoje

Telejornal com as principais notícias do Legislativo. Além das tradicionais reportagens, o Câmara Hoje realiza, diariamente, debates, ao vivo, sobre os grandes temas do dia. Repórteres que acompanham os bastidores do Legislativo trazem as informações mais quentes e entrevistam seus convidados - parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

De terça a sexta-feira, às 9 horas

Todas as Edições