Estreia: 18/10/2012

Sessão Mirim 2012

A 7ª edição do Câmara Mirim, promovido pelo Plenarinho, reuniu crianças de todo o Brasil no Plenário da Câmara dos Deputados. Elas discutiram e votaram três projetos de lei selecionados entre as mais de 700 propostas inscritas neste ano, todas elaboradas por estudantes de 7 a 14 anos.

As três propostas foram apresentadas por Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeir, de Belo Horizonte (MG); Mayara Ferreira Bezerra, de Iracema (CE); e Ana Carolinne da Silva, de Guaraí (TO).

Gabriel propôs que os todos os agricultores informem ao consumidor o nome do agrotóxico e do adubo tóxico usado no plantio. Já o projeto de Mayara obriga os pais a tirarem carteira de identidade para os filhos a partir de 6 meses de idade. A ideia é facilitar a identificação das crianças e diminuir os casos de desaparecimento. E Ana Carolinne quer assegurar o direito de os pais faltarem ao trabalho para participarem das reuniões escolares.

Para Camila Marcelino Leal, de Orlândia/SP, que presidiu a sessão, o Câmara Mirim é muito importante para os adolescentes porque ajuda que eles se interessem mais pela política. “Eu já me considero uma política, pois eu estou desempenhando o meu papel, e acho que os jovens deveriam se preocupar mais com a cidade onde moram”. Camila é também vereadora mirim da Câmara de Orlândia.

As propostas dos deputados mirins podem ser apadrinhadas por deputados e virar projetos de lei de verdade.
Acesse: www.plenarinho.leg.br

Plenarinho

Coleção de vídeos relacionados ao Portal Infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

Últimas Edições