18/10/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/10/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Sessão Mirim 2011

No Câmara Mirim, o Plenarinho abre espaço para que as crianças de 5º ao 9º ano inscrevam projetos de lei de sua autoria. Em 2011, foram 1237 projetos, vindos de todo o País. Uma equipe de consultores e analistas da Câmara escolheu os três melhores, cujos autores vieram a Brasília no dia 18 de outubro, para defender suas ideias.

O primeiro projeto votado foi o da estudante Juliana Fredo Marques, moradora de Curitiba/PR. Ela quer que exista um único número nacional no caso em que as pessoas precisem ligar para urgências e emergências. O projeto Disque Urgências e Emergências prevê uma central unificada que receberia ligações de pedidos da polícia, dos bombeiros ou de qualquer outro tipo de pedido ou de denúncia.

Já o projeto de Marco Túlio Campos Machado, de São Paulo/SP, obriga o Governo, empresários e comerciantes em geral a divulgar o imposto pago em cada produto, de forma destacada do preço final, como já ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. Pela proposta, quando adquirir um produto, o consumidor vai saber exatamente o valor do imposto embutido no preço.

Por fim, os deputados mirins analisaram o projeto do André Dantas Ferreira da Silva, Crianças navegando na política. Ele estuda na 5ª série, de Brasília, e sua ideia é que todos os órgãos e instituições públicas tenham um site de notícias e informações voltado para as crianças e adolescentes. Um pouco parecido com o "Plenarinho", o portal infantil da Câmara dos Deputados.

Centenas de escolas e câmaras mirins municipais se inscreveram para que os estudantes participassem do Câmara Mirim. No final, são 400 crianças que chegam a Brasília cheias de sonhos, porque vivem a experiência de serem deputados por um dia, sentando no Plenário, falando na tribuna e votando nos projetos. Vieram representantes de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Blumenau/SC, Belo Horizonte/MG, Andradas/MG, Serra Negra do Norte/RN, Tupã/SP, Orlândia/SP, Jardinópolis/SP, Iturama/MG, Primavera do Leste/MT e Buritis/MG.

As propostas dos deputados mirins podem ser apadrinhadas por deputados e virar projetos de lei de verdade.
Acesse: www.plenarinho.leg.br

Plenarinho

Coleção de vídeos relacionados ao Portal Infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES

Últimas Edições