Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

06/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

PNE, criação de municípios e política de participação social dominam debates na semana pré-Copa

O Plenário aprovou doze projetos no esforço concentrado pré-Copa, mas alguns temas específicos acaloraram os debates em Plenário, como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a proposta que regulamenta a criação de municípios no País.

O financiamento da educação dominou os debates durante a votação do PNE, que estabelece metas para os próximos dez anos. Uma delas prevê a aplicação de 10% do PIB – que é a soma das riquezas do país – na educação. O texto aprovado vai à sanção da presidente da República.

Em outro momento das sessões, a oposição criticou a proposta da presidente Dilma Rousseff de criação da Política Nacional de Participação Social. O líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), condenou a iniciativa. Já o líder do governo em exercício, Henrique Fontana (PT-RS), estranha a postura do DEM.

Outro projeto que dominou as discussões do Plenário foi a regulamentação da criação de novos municípios (PLP 397/14). O projeto faz parte de um acordo para manter o veto que a presidente Dilma fez ao projeto aprovado pelo Congresso no ano passado, que foi considerado muito permissivo. A intenção desta nova proposta é colocar critérios mais rígidos para a criação de municípios no Sul e no Sudeste. O projeto vai voltar para o Senado, porque o Plenário da Câmara mudou o texto.

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE