03/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Cientistas se dividem sobre uso de animais em testes

O uso de animais para testar medicamentos, agrotóxicos e cosméticos é antigo. E também muito polêmico. A Comissão de Ciência e Tecnologia chamou cientistas para debater argumentos contra e a favor. Tanto pesquisadores quanto ativistas querem reduzir e até acabar com o uso de cobaias. Mas representantes de entidades científicas disseram que isso ainda é impossível no país.

Pesquisadores contrários ao uso de animais em experiências e ensino alegam que a tecnologia já permite poupar os animais desse sofrimento. E nem sempre pesquisas com cobaias são eficazes.

Faz só há 6 anos que o país passou a ter regras específicas e um cadastro de instituições autorizadas. São mais de 100 e cerca de 400 estão pedindo credenciamento. Mas já existem projetos de lei na Câmara no sentido oposto: de pôr fim à prática.

Um dos projetos que proíbe testes de cosméticos em animais está previsto para ser votado amanhã no plenário da Câmara. O texto proíbe testes de novas substâncias e reconhece automaticamente os testes feitos no exterior, o que não acontece atualmente.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES