02/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/06/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Leilão do 4G deve acontecer em agosto mesmo com pedido de adiamento

As emissoras de TV digital que hoje ocupam dos canais 52 a 69 vão ser mudadas para canais mais baixos. O espaço vai ser usado para ampliar o serviço de internet móvel, conhecido 4G.

Ao todo, um em cada 5 municípios brasileiros vão ser afetados pela mudança de canais de TV. Quase 400 emissoras vão ter números diferentes e novos equipamentos. Quem tiver problemas vai ganhar um aparelhinho para bloquear a interferência. Tudo pago pelas empresas que ganharem o leilão do 4G.

As dúvidas quanto ao processo uniu setores que historicamente ficam em lados opostos: TV’s – que seriam prejudicadas – e Telefônicas – que seriam beneficiadas. As duas defendem que é preciso mais tempo de discussão, estudo e testes.

O Conselho de Comunicação Social do Congresso também defende mais prazo para o debate. E nesta segunda-feira, questionou o porquê da resistência da Anatel. E o presidente substituto da agência, Jarbas Valente, foi direto: o assunto é discutido internamente há 6 anos e já a consulta à sociedade terminou nesta primeira semana de junho. Apesar dos apelos, como é a Anatel que manda no processo, dificilmente alguma coisa vai mudar. E o edital do leilão do 4G deve mesmo ser lançado em agosto.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES