Palavra Aberta

Baixar

Estreia: 06/05/2014

Dep. Jaime Martins (PSD-MG) explica como é feita a exploração econômica do gás de xisto

O gás de xisto também é conhecido como “gás não convencional”. Ele é obtido pelo fraturamento hidráulico das rochas. A Agência Nacional do Petróleo estima que as reservas desse recurso possam ser maiores que as do pré-sal. Mas os ambientalistas criticam a exploração do gás de xisto. Estudos apontam que a explosão das rochas para obter o gás aumenta a concentração de metano na água potável subterrânea. Alguns países europeus, como França e Bulgária, proíbem a produção do gás de xisto. O deputado Jaime Martins, do PSD de Minas, vem assumindo uma posição de liderança no debate do tema. Ele esteve recentemente nos Estados Unidos, onde foi ver de perto o processo de produção, impacto ambiental e resultados econômicos da exploração do gás de xisto.

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

facebook twitter youtube

Todas as Edições