Fatos e Opiniões

Aprovação do marco civil da internet e de cotas para negros em concursos marca semana na Câmara

Muita negociação e debates em torno do marco civil da internet marcaram a semana na Câmara. Mesmo sem acordo, os deputados iniciaram a discussão da proposta. A principal polêmica: a neutralidade da rede. Depois de muitas tentativas de entendimento, finalmente, o acordo saiu e o projeto do marco civil da internet foi aprovado. Agora, segue para análise do Senado. Veja infográfico sobre os principais pontos da proposta.

Cotas em concursos

No esforço para destrancar a pauta de votações do Plenário, os deputados também votaram o projeto que estabelece a cota de 20% das vagas dos concursos públicos federais aos negros: uma proposta que teve o apoio da maioria do Plenário, mas que gerou polêmica. O projeto foi aprovado e vai ao Senado.

Petrobras

Líderes de oposição articulam no Congresso a criação de comissão parlamentar de inquérito para investigar a compra de refinaria de petróleo em Passadena, nos Estados Unidos, em 2006, pela Petrobras, no valor de mais de um bilhão de dólares. A oposição considera a operação nociva aos cofres da estatal. Deputados a favor da CPI justificaram a necessidade das investigações e parlamentares aliados ao governo rebateram as acusações.

Credibilidade do país em debate

O rebaixamento da nota de crédito do Brasil de “BBB” para “BBB -”, pela agência de classificação de risco Standard And Poor`s (S&P) e que serve de referência para investidores no país repercutiu na Câmara. A oposição criticou a reação do governo à decisão da agência. Já os aliados ao governo apontaram contradição na análise da agência de classificação de risco.

Fatos e Opiniões

Um programa perfeito para saber em meia hora sobre o debates mais importantes feitos no Plenário da Câmara durante a semana. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Estreia: Sexta, às 21h. Reprises: sábado, às 0h, 6h30, às 10h e às 18h30. Domingo, às 11h, às 16h e às 23h30. Segunda, às 1h30 e às 6h30.