Documentários

Programas da TV Câmara

28/03/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/03/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Esquerda Volver

Esquerda Volver é o mais novo documentário da TV Câmara. Realizado em HD e com 24 minutos de duração, o filme é o registro histórico de um aspecto pouco conhecido da ditadura militar no Brasil: a perseguição e expulsão de militares contrários ao golpe de Estado das fileiras do Exército, Marinha, Aeronáutica e da Polícia Militar.

Esquerda Volver investiga a história de três militares que foram vítimas do regime por terem vínculo com o comunismo. Nos meses seguintes ao golpe de 64, o capitão de mar e guerra Fernando de Santa Rosa respondeu a um inquérito do Centro de Informações da Marinha (Cenimar), ficou dois meses preso em um navio e foi expulso das Forças Armadas sob a acusação de ter “vocabulário comunista”.

No mesmo ano, o militar Joaquim Aurélio de Oliveira participou da ocupação do Sindicato dos Metalúrgicos, no Rio de Janeiro, numa reivindicação por melhores condições de vida para os marinheiros. Com o golpe, Joaquim foi expulso da Marinha junto com centenas de outros praças e oficiais.

Já o tenente-coronel Vicente Silvestre, da PM de São Paulo, também esteve no centro de outro episódio marcante do regime militar: a batalha da Rua Maria Antônia, em outubro de 1968, protagonizada por estudantes de esquerda, da Universidade de São Paulo (USP), e de direita, do Mackenzie. À frente de uma tropa destacada para conter o tumulto, o tenente Silvestre se recusou a obedecer à ordem de um superior que contrariava suas convicções pessoais. Preso no DOI-Codi, em São Paulo, Silvestre foi vítima de torturas e acabou expulso da corporação em 1976.

O filme foi produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara e tem por objetivo jogar luz sobre uma questão do regime militar ainda pouco debatida, na data em que se completam 50 anos do golpe. Com a ajuda do professor Paulo Cunha, consultor da Comissão Nacional da Verdade, o documentário “Esquerda Volver” resgata a memória de três casos emblemáticos da ditadura no Brasil, que desmentem a crença de que os militares apoiaram o golpe em uníssono.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Santiago Dellape
Produção: Pedro Henrique Sassi e João Gollo
Edição: Ernani Pelúcio
Imagens: Cláudio Adriano
Auxiliar: Roberto Bispo
Videografismo: Tiago Keise
Trilha Original: Eurípedes Martins

Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE